terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pesquisando: Craft é a mesma coisa que artesanato?

São muitos os termos novos (e extrangeiros, as vezes) que começaram a transitar pelo meu vocabulário. Patchwork, quilt, craft entre tantos outros, que me fizeram pesquisar o real significado de cada coisa...e ai surgiu-me a duvida, artesanato é ou não, significado de craft. No dicionário é sim, mas e na pratica?
Pois então que eu achei esta definição no blog Banana Craft que particularmente difere o artesanato como "...peças ultrapassadas, datadas, copiadas ao limite, sem personalidade e sem valor artístico."
E eu acho que faz todo sentido! Não que todo artesanato seja mal feito, mas que a gente acha sempre acha! Claro, é exatamente isso!
Até então eu não entendia o porque de eu não conseguir produzir varias peças em um curto espaço de tempo (claro que além da falta de agilidade) para vender por exemplo. Porque eu penso em uma de cada vez, faço com calma, curtindo cada ponto. Ficou muito claro depois que li o restante do texto

"Quando penso em craft, penso em inovação, em aproveitar técnicas antigas e consagradas para fazer algo novo, inesperado. O craft é contemporâneo, é pessoal e autoral. Tem a ver com a personalidade de quem faz, com tempo, disposição e dedicação. O craft não é algo que possa ser feito em grande escala, para virar muito popular. Porque é algo feito a mão, individualmente, com calma e aos poucos. Implica acerto e erro, tentativas, pesquisa, influências, mistura."

Bazzinga!
Foi então que eu tive certeza. Minhas peças são ESTILO CRAFT!

(Creditos: Blog Banana Craft)

2 comentários:

patchworkdulce disse...

Mai, querida! O blog está MARAVILHOSO! Preciso te dizer que discordo em parte deste conceito, a única diferença é que o termo craft é considerado mais moderno, pois qualquer tipo de artesanato deve ser bem feito, não é feito em grande escala, é feito à mão e tu vais encontrar muitas coisas com nome de craft muito mal feito e a maioria é cópia ( que é outro assunto).
Assim segundo meus conceitos podes usar qualquer um dos termos que é a mesma coisa é questão de escolha e idioma.Um beijão

Mai disse...

Então, Tia, preciso pensar mais a respeito do tema... ainda não tenho conceitos formados!