São muitos os termos novos (e extrangeiros, as vezes) que começaram a transitar pelo meu vocabulário. Patchwork, quilt, craft entre tantos outros, que me fizeram pesquisar o real significado de cada coisa...e ai surgiu-me a duvida, artesanato é ou não, significado de craft. No dicionário é sim, mas e na pratica?
Pois então que eu achei esta
definição no blog
Banana Craft que particularmente difere o artesanato como "...peças ultrapassadas, datadas, copiadas ao limite, sem personalidade e sem valor artístico."
E eu acho que faz todo sentido! Não que todo artesanato seja mal feito, mas que a gente acha sempre acha! Claro, é exatamente isso!
Até então eu não entendia o porque de eu não conseguir produzir varias peças em um curto espaço de tempo (claro que além da falta de agilidade) para vender por exemplo. Porque eu penso em uma de cada vez, faço com calma, curtindo cada ponto. Ficou muito claro depois que li o restante do texto
"Quando penso em craft, penso em inovação, em aproveitar técnicas antigas e consagradas para fazer algo novo, inesperado. O craft é contemporâneo, é pessoal e autoral. Tem a ver com a personalidade de quem faz, com tempo, disposição e dedicação. O craft não é algo que possa ser feito em grande escala, para virar muito popular. Porque é algo feito a mão, individualmente, com calma e aos poucos. Implica acerto e erro, tentativas, pesquisa, influências, mistura."
Bazzinga!
Foi então que eu tive certeza. Minhas peças são ESTILO CRAFT!
(Creditos: Blog
Banana Craft)